• Redes Sociais

Alimentação Natural para Gatos Bengal



Aviso importante:
Todas as informações aqui contidas, são indicadas para gatos comprovadamente saudáveis. Antes de oferecer qualquer uma das dicas de alimentação sugeridas aqui, você deve consultar o veterinário do seu Gato Bengal e contar com o acompanhamento dele. Essa matéria visa auxiliar na alimentação do seu gato ou até mesmo complementar, trazendo benefícios ao seu animal. Não nos responsabilizamos por resultados diferentes dos desejados, incluindo quaisquer prejuízos ou danos resultantes da tentativa de seguir as informações contidas abaixo. O conteúdo a seguir é apresentado unicamente para fins informativos e não substitui em absoluto a orientação de um médico veterinário. Cada gato é um indivíduo único, com histórico e particularidades distintas uns dos outros.

 
Alimentação Natural para gatos Bengal, o que é?
São dietas balanceadas, criadas de forma criteriosa e em proporções corretas para suprir as necessidades dos gatos. Gatos são animais carnívoros, dessa forma é errado aplicar uma dieta vegetariana para esses animais (por mais absurdo que possa parecer, tem pessoas que insistem nisso). A fisiologia dos gatos, seu processo de digestão, presas e todo seu metabolismo é totalmente adaptado para uma dieta carnívora. Gatos até podem comem grãos, cereais, frutas e vegetais, se estiverem com fome, mas a médio e longo prazo esse tipo de alimentação não irá suprir suas necessidades básicas, desencadeando doenças e problemas.
 
Alimentação Natural não são restos de comida do almoço ou jantar, mas sim uma dieta balanceada e exclusiva para cada indivíduo. Por isso recomendamos fortemente que seja criada por veterinários e nutrólogos especializados.
Esse tipo de alimentação já é muito difundida na Europa, EUA, Austrália, bem como muitos outros países, tendo sido iniciada no Brasil em meados dos anos 2.000 e tendo a cada dia recebido um maior número de adeptos.
 
Uma rápida pesquisa no Google por "Alimentação Natural para Gatos" ou em inglês "Barf Cats Food", "Raw Food Cat" poderá aprofundar muito mais o assunto. No Brasil temos um site Excelente chamado Cachorro Verde (sim, eles também falam sobre Gatos), que é excelente. Por isso, se você se interessou pelo assunto, não deixe de pesquisar e se aprofundar mais, pois nossa intenção é apenas apresentar muito superficialmente esse conceito de alimentação que vem ganhando cada vez mais adeptos.

 
Tipos de Alimentação Natural para Gatos Bengal
Existem 3 tipos mais comuns de alimentação para nossos felinos, podemos descrever em linhas gerais conforme abaixo:
 
• Alimentação Natural cozida e sem ossos para gatos
Carne e vísceras de animais como Boi, Ovelha, Carneiro, Pato, Frango, Peru, Coelho, totalmente sem ossos ou cartilagem. A carne é então moída / triturada e cozida com vegetais e vísceras na proporção de: 65% carne desossada, 10% coração de boi, frango, porco, cordeiro, pato etc, 10% vísceras e 15% vegetais. Todos os ingredientes desse tipo de dieta precisam ser cozidos.
Junto com essa dieta é necessário suplementar com óleo de peixe, sal iodado, fonte de cálcio, vitamina E, L-Taurina e Complexo B dentre outros. Portanto não basta apenas, moer, cozinhar e oferecer os alimentos, é preciso pesquisar e elaborar uma dieta balanceada.
 

 
• Alimentação Natural Crua e sem ossos para gatos
Carne e vísceras de animais como Boi, Ovelha, Carneiro, Pato, Frango, Peru, Coelho, totalmente sem ossos ou cartilagem. A carne é então moída / triturada e cozida com vegetais e vísceras na proporção de: 65% carne desossada, 10% coração de boi, frango, porco, cordeiro, pato etc, 10% vísceras e 15% vegetais. 
Após o preparo, a dieta deve ser porcionada em pequenas quantidades e congelada. O congelamento além de prolongar o tempo de validade dos ingredientes, serve também para eliminar qualquer eventual bactéria ou protozoário que tenha nos ingredientes. Por isso se recomenda congelar a dieta por no mínimo 3 dias antes de oferecer aos gatos. O processo de descongelamento deve ser feito na geladeira e dura em média 24 horas. Depois disso pode-se oferecer a dieta aos gatinhos.
Junto com essa dieta é necessário suplementar com óleo de peixe, sal iodado, fonte de cálcio, vitamina E, L-Taurina e Complexo B.
 

 
• Alimentação Natural Crua com ossos para gatos - Raw Food para gatos
O objetivo desse tipo de alimentação é simular a composição de uma presa, afinal gatos são caçadores por natureza. Então se na natureza eles caçam e comem suas presas, é possível simular algo similar em ambiente urbano (sem sangue e carnificina pela casa toda). Por mais fofinhos que os gatos possam ser e por mais adaptados a rotina urbana, se eles pudessem escolher, entre uma presa suculenta recém abatida e qualquer outra coisa... eles escolheriam a presa com certeza.
Diferente do que muita gente pensa, gatos (e cães) podem sim comer ossos DESDE QUE SEJAM CRUS. Sua fisiologia é perfeitamente desenvolvida para isso, seu estomago é muito mais ácido do que o nosso, podendo desintegrar os ossos de forma que não seja possível vermos nas suas fezes. Porém é preciso ter muita atenção com isso.
 
Também não é nada sensato oferecer um fêmur de boi para o gato comer... por mais que seja divertido ele "raspar" a carne e nervos contidos nesse osso, não seria um boi que o seu gato caçaria na natureza.contidos nesse osso, não seria um boi que o seu gato caçaria na natureza.

 
Se pensarmos, o que nossos gatos caçariam na natureza, surgiriam respostas como: frango, codorna, peru e aves em geral, pequenos animais como ratos, lebres e coelhos parecem mais sensatas.
 
São desses animais que vem a base para esse tipo de dieta com ossos e dentre algumas opções, podemos citar:
• Pescoço de frango sem pele cortado em pedaços ou moído
• Dorso de frango (também conhecido como carcaça ou costela) cortado em vários pedaços ou moído
• Asas de frango sem a coxinha, com a pele, cortada em pedaços ou moída – ou asa inteira moída
• Cabeça de frango sem o bico cortada em pedaços ou moída
• Coxa de frango, com a pele, sempre moída
• Carcaça de codorna cortada em pedaços ou moída
• Carcaça de rã cortada em pedaços ou moída
• Pescoço de peru moído
• Carcaça de coelho moída ou ossos carnudos crus de coelho moídos
 
Essas opções acima são excelentes também para serem oferecidas como "petisco" em alimentação cuja base é ração industrial seca ou úmida. Lembrando que sempre congeladas por no mínimo 3 dias e descongeladas em geladeira por 24hs.
NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE alguma utilize o micro-ondas ou qualquer tipo de processo de cocção para descongelar as carnes com ossos. Os ossos após serem fritos / cozidos / assados mudam a sua composição e passam a se quebrar formando perigosas lascas pontiagudas, causando sérios danos, como perfuração nos órgãos internos dos gatos. Uma proporção interessante para uma dieta Natural Crua com Ossos seria de 50% carnes com ossos, de acordo com as opções acima listadas, 25% carnes desossadas, 10% vísceras e 15% vegetais. Nesse tipo de alimentação não é necessário suplementar com cálcio, pois os ossos suprem totalmente essa necessidade.
 
Esses 3 tipos de dietas, se feitos acompanhados por um veterinário nutrólogo e com atenção, suprem totalmente as necessidades básicas dos gatos Bengal. Porém novamente alertamos, sempre procure conversar com o veterinário do seu gato sobre a introdução de qualquer tipo de alimento diferente de ração seca / úmida.
 
Atualmente encontramos nas grandes redes de pet shop algumas opções bem legais para gatos. Nossa parceira, a Premier lançou 2 saches com pura carne de frango e de atum. Os gatos bengal adoram. A linha se chama Premier Gourmet.
 
A alimentação natural para os gatos Bengal não é dificil, porém exige dedicação e tempo do seu tutor. O bom senso é sempre válido na hora de alimentar um animal que é carnívoro e caçador como os gatos Bengal. Oferecer alimentos naturais e que simulem uma presa fresca e recém abatida é muito interessante para a saúde dos gatos Bengal.

 
Passamos aqui algumas informações de forma muito simples e reduzida, para que, caso exista interesse no assunto, você possa pesquisar e aprender mais. Existem diversos cursos e workshops sobre o assunto. Muito material pode ser encontrado na internet e abaixo sugerimos algumas importantes fontes de pesquisa, algumas delas utilizamos para elaboração dessa matéria, a quem desde já agradecemos:
 
 
Veja que legal esse Vídeo Youtube, que mostra a preparação e porcionamento de RAW Food para os gatos Bengal:


Garantia
CONTATO contato@playbengal.com.br

(11) 9 9660-6085 Whatsapp

  • Pet Retrato
  • Criador Parceiro Premier Pet
  • Tropicats
  • TIBCS
  • World Cat Federation
Desenvolvido por AG | AF Comunicação.