• Redes Sociais

Enriquecimento Ambiental



Todos nós que amamos gatos, nos preocupamos com a saúde e bem estar deles. Gatos (assim como todos os felinos de maneira geral) são animais caçadores, que ficam espreitando sua caça. Esse instinto ainda existe nos gatos domésticos e é MUITO presente nos gatos Bengal, já que são gatos híbridos. Dessa forma nada mais justo do que proporcionar a eles, um ambiente divertido, seguro, fornecendo locias de abrigo, exercício, espreita, observação e descanso.

 
O Enriquecimento ambiental significa acrescentar um ou mais elementos ao ambiente para promover o bem-estar físico e psicológico do animal.
 
A ideia teve início nos zoológicos, onde os veterinários e biólogos sentiam necessidade de melhorar a qualidade de vida dos animais confinados, como por exemplo, macacos e leões, que tinham problemas de comportamento dentro do confinamento.
 
É possível aplicar as técnicas de enriquecimento ambiental em qualquer casa ou apartamento, de forma fácil e acessível para diversos gostos e bolsos.
 
Como é muito mais seguro e indicado manter nossos gatos em casas ou apartamentos telados (sem acesso a rua), protegidos dos perigos e das doenças contagiosas, eles não tem telahdos, muros e árvores para ecalar, não tem borboletas, insetos, pássarinhos e roedores para caçar e dessa forma necessitam do enriquecimento ambiental. É através dele que o seu Bengal vai gastar toda sua energia e se previnir de comportamentos indesejáveis.

 
Existem diversas maneiras de promover esse enriquecimento e muitas delas podem ser adaptadas facilmente para que não se gaste muito. Usando a criatividade é possível desenvolver excelentes e atrativas alternativas.
 
Temos 2 tipos de interação e enriquecimento, que porporcionam o bem estar dos nossos Bengal:
 
Formas animadas
 
Que envolvem interação entre: gato-gato, gato-cachorro e gato-homem. A interação gato-homem pode ser feita através de brincadeiras, adestramento ou simplesmente sessões de escovação. A interação com outro animal deve ser feita com cautela, pois os gatos são animais desconfiados por natureza. Quando essa interação ocorre na infância costuma obter maior sucesso do que na fase adulta.
 
Formas inanimadas:
 
As formas inanimadas de enriquecimento ambiental envolvem diversas estratégias:
 
- uso de brinquedos: Atualmente a variedade de brinquedos para gatos é bastante grande, indo desde simples bolinhas com guizo até as varinhas com penas, que acabaram por se tornar o sucesso no mundo felino.
 
- uso de alimentos: petiscos como ração em sachê são excelentes opções na hora de adestrar um gato e podem servir de estímulo para a brincadeira. Alguns brinquedos permitem que a ração (seca ou úmida) seja escondida de forma que o gato precisa se esforçar para conseguir comer. Essa opção também é recomendada para gatos que precisam perder peso ou que têm compulsão por ingerir objetos.
 
- enriquecimento físico vertical: os gatos possuem habilidade natural de pular e escalar, portanto devemos incetivar esse comportamento, focando sempre em objetos que desejamos que eles subam, desincentivando assim, que eles subam em sofás, mesas, pia, cortinas, estantes... Para isso, a instalação de prateleiras ao longo da casa permite que o gato se exercite e que se sinta mais seguro. Outra maneira, mais bonita e exclusiva são os arranhadores e prateleiras feitos exclusivamente para gatos, como os modelos da Play Cat. Atualmente existem diversos modelos no mercado, variando desde tocas, pontes, arranhadores, cordas etc.

 
- enriquecimento físico estrutural: feito através da colocação de esconderijos e arranhadores para o gato. Os esconderijos podem ser caminhas estilosas ou até mesmo as famosas caixas de papelão, tão amadas pelos gatos. Os arranhadores podem ser horizontais ou verticais. Você pode misturar o enriquecimento vertical com o estrutural e colocar esses objetos no alto também.
 
- enriquecimento sensorial: através do olfato, visão e audição também é possível promover melhora do bem-estar felino. Podemos listar aqui a própria voz do dono, programas de televisão e/ou em tablets e celulares e o famoso catnip ou erva-do-gato. As imagens nos equipamentos nem sempre fazem sucesso, mas podem ser uma forma de distração. O catnip está amplamente distribuído nos brinquedos para gatos. Além desses, o Felliway (que já testamos e postamos aqui) é bastante indicado na melhora de alterações comportamentais.
 
Algumas alterações de comportamento exibidas no confinamento e que podem ser evitadas com o enriquecimento ambiental:
 
- passar muito tempo escondido dentro de sua casinha;
 
- atacar pessoas ou outros animais que passem em frente sua casinha;
 
- miar em excesso;
 
- falta de interesse em brincar;
 
- seguir o dono onde quer que ele vá;
 
- arranhadura em excesso dos móveis;
 
- marcação de território com urina e/ou fezes.
 
O importante é sempre PREVINIR e proporcionar o enriquecimnento ambiental ANTES que o gato desenvolva esses problemas de comportamento.

 
Cuidados a serem tomados:
 
Com relação à interação gato-dono é fundamental não estimular a agressividade através de brincadeiras rústicas, como mordidas nas mãos. Quando filhote pode parecer fofinho receber mordidinhas e arranhadas, mas lembre-se que o seu filhote vai crescer e essa brincadeira irá continuar. Por isso, é fundamental evitar qualquer tipo de brincadeira que desperte a agressividade do seu gato Bengal.
 
Com os brinquedos é importante observar o comportamento do gato no momento da interação, pois alguns brinquedos podem ser ingeridos pelo gato e provocar problemas de saúde e em casos mais graves, levar o animal a óbito. Além disso, brinquedos que o gato não consegue “pegar” podem gerar frustração, como ponteira a laser e joguinhos no tablet/celular.Por isso, sempre permita que seu gato finalize a brincadeira deixando-o pegar com as patas ou a boca o brinquedo. Dessa maneira ele entende que conseguiu “caçar” sua presa.
 
Novamente, salientamos que tudo isso deve ser pensado e preparado antes do seu filhote Bengal chegar em casa, evitando assim futuros problemas de comportamento. Alterações graves de comportamento podem ser corrigidas com auxílio de veterinário / adestrador especializado e na dúvida é sempre melhor procurar ajuda de um profissional.
 
Falando em Profissional, que tal dar uma olhada em como é o enriquecimento ambiental feito pelo Jackson Galaxy, o protagonista da série Meu Gato Endiabrado que passa no Animal Planet. 








Ele postou no próprio site fotos de como é sua casa, um ambiente verdadeiramente pensado para seus gatos Velouria, Chips e Caroline, além da cachorrinha Rudy. A maior dificuldade, ele conta, foi fazer o que ele chama de “cat superhighway” – um caminho áreo de gatos. Mas com a ajuda da designer especialista em felinos Kate Benjamin, a casa toda virou um super caminho de gatos e eles podem dar a volta em todos os cômodos só usando as prateleiras, sem pôr as patas no chão.  Muito legal né?

Então que tal agora dar asas a sua imaginação e criar um ambiente para que os seus gatos Bengal possam viver ainda mais felizes?
 


Garantia
CONTATO contato@playbengal.com.br

(11) 9 9660-6085 Whatsapp

  • Pet Retrato
  • Criador Parceiro Premier Pet
  • Tropicats
  • TIBCS
  • World Cat Federation
Desenvolvido por AG | AF Comunicação.