• Redes Sociais

Gatos Hipoalergênicos?



Hipo, vem da palavra em latim Hypo que designa “diminuição/ a falta de / insuficiente”. Hipoalergênico então significa ao pé da letra algo como “isento de alergia / tendência mínima para alergia”

Mas o que faz dos Bengals, gatos Hipoalergênicos?

Antes vamos entender o que faz com que algumas pessoas tenham reação alérgica a gatos:

A “caspa” do gato consiste em partes microscópicas de pele de gato seca e saliva seca (nós humanos também temos descamação natural da pele e do couro cabeludo, não confundir com seborreia). As partículas de caspa de gato são pequenas, cerca de um décimo do  tamanho dos ácaros do pó. Estas partículas de facilmente se tornam aéreas e estarão fatalmente presentes em toda a casa onde um  gato reside. O problema não é realmente as próprias partículas de pele seca, mas uma glicoproteína presente na caspa, chamada Fel D11*. 
 
Fel D11* é encontrado nas glândulas sebáceas de um gato sob a pele na sua saliva. Esta proteína é a culpada pela alergia em pessoas suscetíveis que estão expostas a ela. Essas pessoas entram em contato com um gato ou um ambiente que hospeda gatos e seu sistema imunológico é acionado, o que libera um agente químico inflamatório conhecido como histamina. As reações típicas incluem espirros, corrimento nasal, congestionamento nasal, olhos com coceira e lacrimejando e para pessoas gravemente afetadas, ataques de asma. Felizmente isso acontece com uma parcela mínima da população, a grande maioria não apresenta nenhum quadro de alergia em contato com gatos. 

 

Vamos agora voltar aos Bengals! 
Os Bengals são gatos que possuem pelos, aparentemente como todos os gatos, e eles não produzem necessariamente menos proteína Fel D11* do que outras raças, então o que os torna hipoalergênicos?
 
A resposta está em sua pelagem.
 
Os gatos Bengal têm pelagem extremamente fina, o que requer consideravelmente menos manutenção do que outras raças. Como resultado, Bengals não se lambem com frequência ou durante tanto tempo, então sua pelagem contém menos saliva rica em partículas alérgicas. Eles também não tem muita aqueda de pelos, ou se tem é em quantidade muito menor do que outros gatos, então qualquer que seja a queda de pelos de um Bengal, ela não se espalha tanto. (Fonte: Mom.me - 10 Hypoallergenic Cats )
 
Os Bengals figuram na lista das 10 raças de gatos hipoalergênicas, estando na 3º colocação, por muitos motivos. A maioria das pessoas que são alérgicas a gatos não tem nenhuma reação alérgica ou uma reação muito mais suave ao Bengal quando comparada à maioria das outras raças.
 
Acredita-se que isso seja por três motivos principais:
Bengals são híbridos, metade da sua genética vem de gatos domésticos e a outra metade do leopardo asiático. Suas proteínas Fel D11* podem ser diferentes o suficiente para não causar uma reação alérgica. Esta é apenas uma teoria, uma vez que ainda não foi comprovada.
 
Bengals tem apenas uma camada curta e apertada de pelos conhecida mais como uma pele. Outros gatos domésticos têm 2 camadas de pelo consistindo de uma camada inferior e uma camada superior. Essa característica peculiar equivale a uma menor preocupação deles em se lamberem e, assim, uma menor quantidade de saliva causadora de alergia fica contida em sua pelagem.
 
Os Bengals têm baixíssima ou quase zero queda de pelos. Quem não quer uma casa e um guarda-roupa que esteja livre de pelos de gato, sem mencionar problemas de pelo? Então, não só há menos saliva na pelagem dos Bengals, como também há menos pelos espalhando-se e causando sintomas de alergia.
 
Criadores de Bengal alegam que já tiveram muitas pessoas em seus gatis que são geralmente muito alérgicas aos gatos e não tiveram absolutamente nenhuma reação aos Bengals.
 
Porém mesmo com todos os aspectos acima listados, isso não garante que uma pessoa muito alérgica possa tolerar conviver com um Bengal, afinal ele é um gato e tem pelos. Existem casos e casos. Por isso sugerimos sempre que se a pessoa possui algum sintoma alérgico em contato com gatos, que faça alguns testes antes de levar seu novo gatinho para casa, prevenindo assim frustações e problemas de saúde.
 
Como conclusão podemos dizer que os gatos Bengal são Hipoalergênicos se levarmos a tradução da palavra como explicado no começo do texto em consideração. São gatos que podem provocar menos reações em pessoas alérgicas, ou reações insuficientes para provocar uma alergia, mas não podemos afirmar que são 100% isentos de provocar alergia.

 
*1- Fel d 1 é o nome dado a uma glicoproteína comumente presente na saliva dos gatose responsável pela alergia em uma quantidade pequena de pessoas.

Texto elaborado pelo Gatil Play Bengal.
Sua cópia ou utilização sem autorização está sujeita as penas da lei.
A divulgação deste texto é livre e benéfica, desde que citada a fonte: Gatil Play Bengal:
www.playbengal.com.br


Garantia
CONTATO contato@playbengal.com.br

(11) 9 9660-6085 Whatsapp

  • Pet Retrato
  • Criador Parceiro Premier Pet
  • Tropicats
  • TIBCS
  • World Cat Federation
Desenvolvido por AG | AF Comunicação.