• Redes Sociais

O que é catnip, quais seus efeitos e como plantar?



O que é catnip e quais seus efeitos?

 
Muitas pessoas não conhecem ou acham que a erva do gato é algo que vicia o animal, mas ela não é uma droga.
 
Catnip ou erva do gato é uma planta aromática da família da hortelã, cujo nome original é nepeta cataria. A erva contém uma substância chamada nepetalactona que dá uma sensação de prazer e êxtase no gato quando ele a cheira. Esse aroma desperta estes efeitos não somente no gato, mas em todos os felinos, como tigres e leões.
 
Quando o gatinho inala este odor o efeito é completamente inofensivo e as reações podem variar de gato para gato.
 
Depois de inalar a planta você pode ver o bichano se esfregando nela. Alguns, preferem comê-la (o que não tem problema). Entre seus efeitos mais comuns podemos considerar que a vocalização pode aumentar, eles podem friccionar a bochecha contra a erva e dar umas reboladas.
 
Em média 75% dos felinos reagem ao efeito da erva, mas, por um fator hereditário, alguns não sentem os efeitos. O uso contínuo dela não vicia, mas o felino pode criar resistência e não sentir mais os efeitos da erva.
 
Você pode passar a erva do gato em vários locais para atraí-lo, como no arranhador (para estimular o uso), nos brinquedos, nos cobertores, na caixa de transporte etc.
 
Que tal experimentar com seu gatinho?

 
Catnip pode ser adquirida de diversas formas e até mesmo plantada no jardim ou vasos. Atualmente existem sprays de Catnip, sachês com a erva seca, brinquedos recheados com a erva e até sementes para que você possa fazer o cultivo.

Se você se aventurar a plantar, pode ser bem vantajoso, pois terá a erva disponível o ano inteiro para oferecer aos seus gatinhos. Para plantar é bem simples, basta comprar as sementes ( se procurar no google, encontrará sementes de catnip a venda on-line).

Com as sementes em mãos (elas são bem pequenas, do tamanho da cabeça de um alfinete), você vai fazer o processo de germinação delas. Pode-se usar papel toalha molhado, algodão molhado, ou uma fina camada de areia. colocando as sementes sobre esse substrato e mantendo em um pote hermeticamente fechado e úmido, elas devem germinar dentro de 3 a 5 dias.

Quando os brotos tiverem com cerca de 2 ou 3 cm, é hora de transferi-los para um vaso com terra vegetal de boa qualidade. O vaso pode ser comum, de cerâmica e precisa ter uma camada de drenagem no fundo ( brita, pedriscos, caco de telhas etc), acima da camada drenante, coloque a terra vegetal até quase a borda do vaso. Coloque então os brotos espaçados uns dos outros em torno de 5 a 10 cm. Cubra os brotos com 1cm de terra adubada, deixando apenas as pequenas folhas para fora da terra.


 
Regue sempre que sentir a terra seca. Para isso, basta todos os dias colocar o dedo na terra, se sentir que a terra está seca, regue com cuidado até que a água saia pelo furo de drenagem.

Pronto! Agora é só acompanhar o crescimento da sua CatNip. 

Texto adaptado do site: www.caocidadao.com.br
 Em uma matéria da Sheila Leme, adestradora e franqueada da Cão Cidadão


Garantia
CONTATO contato@playbengal.com.br

(11) 9 9660-6085 Whatsapp

  • Pet Retrato
  • Criador Parceiro Premier Pet
  • Tropicats
  • TIBCS
  • World Cat Federation
Desenvolvido por AG | AF Comunicação.