A origem do Bengal é bem interessante, pois ele não é simplesmente um gato de raça, mas sim um animal hibrido, ou seja, metade da sua genética vem do leopardo asiático (asian leopard cat) e a outra metade do American Shorthair. É uma raça bem recente, sendo que o primeiro Bengal, nasceu em 1963, criado por Jean Sugden Mill. Seu nome era Kin Kin, porém a raça só foi reconhecida em 1985 pela federação internacional felina.
Sra. Jean Sugden Mill
Existem outras teorias que consideram que além do American Shorthair, também existem traços de raças como o Egyptian Mau, Occicat, Abyssinian, Bombay e Britsh Shorthair no desenvolvimento do Bengal que conhecemos atualmente.
O Bengal é também chamado de gato de bengala em países de língua portuguesa e apesar de sua aparência selvagem tem o comportamento de um gato doméstico, porém com alguns benefícios que fazem essa raça ser apaixonante e exótica. A primeira coisa que reparamos quando vemos um Bengal é a sua incrível pelagem, ela é extremamente lisa e macia, e possui o que chamamos de “glitter effect” que faz com seus pelos brilhem de acordo com a luz, dando a impressão de estarem mesmo cobertos de glitter.
• Padrões de pelagem
A pelagem do Bengal tem dois padrões básicos, sendo o mais comum o padrão “spotted” que como o próprio nome diz consiste em pontos ao longo do corpo. Também existe o padrão “marble” onde os pontos mais escuros se juntam dando o efeito marmorizado com suas formas irregulares. Tanto o padrão spotted, como o marble são tri-colores, ou seja possuem 3 tonalidades de cor que formam o padrão.
Por serem tricolores, os bengals no padrão Spotted tem o que chamamos de “rosetas”, onde cada roseta possui uma linha de contorno mais escura e o interior mais claro, o que confere um aspecto semelhante ao jaguar e a onça pintada. Porém nem todos os Bengals possuem rosetas bem definidas, alguns possuem apenas os pontos pretos, sem o centro de outra cor.
• As cores do Bengal
Explicado sobre o padrão, vamos agora falar das cores da pelagem dos Bengals. Tanto os spotted, como os marble, possuem algumas variedades de cores: Brown, Silver, Snow, e Blue são as cores mais encontradas e cores como Chocolate, Charcoal e Cinnamon são mais raras. No Brasil e na maioria dos países a cor mais procurada é sem dúvida a Brown no padrão “spotted”, pois é a cor que mais se assemelha aos grandes felinos, como a onça pintada por exemplo.
Veja nossa postagem exclusiva sobre cores e padrões da raça Bengal.
Disponibilizamos o mais completo conteúdo sobre o assunto no Brasil.
Nesta foto vemos algumas variações de cores dos Bengal
Fato curioso: Assim como acontece na natureza com a onça e a pantera por exemplo, podemos encontrar um bengal “negro”, conhecido como “melanistic”. Eles possuem o padrão spotted ou marble, mas só conseguimos ver essas marcas dependendo da luminosidade e com um olhar bastante atento.
• Forma física
Os Bengals possuem peso entre 4,5kg até 7kg os machos, sendo as fêmeas consideravelmente menores, pesando entre 3,5kg até 5,5kg. A cabeça é relativamente pequena se comparada com o corpo, com orelhas pequenas, remanescente do seu ancestral Leopardo Asiático. Outra curiosidade, assim como a maioria dos gatos malhados, o Bengal parecem ter uma letra “M” na sua testa, entre os olhos.
Destaques de um gato da raça Bengal
São gatos extremamente fortes e muito ágeis (talvez um dos gatos mais ágeis que você já tenha visto), seu corpo sempre deve ser definido e atlético, tendo as patas traseiras um pouco mais longas do que as dianteiras. Seu instinto de caça é muito apurado o que rende horas de muita brincadeira e diversão. Portanto, se você busca um gatinho que apenas dorme e come, o Bengal não é a raça ideal para você.
• Inteligência
O Bengal tem a inteligência muito elevada para um gato normal, aprendem tudo de maneira muito rápida e precisam de muitos atrativos para manter sua mente e corpo ocupados, sendo fundamental ter um ambiente com diversos brinquedos e enriquecimento ambiental, como tocas, plataformas, nichos, caixas, rampas, arranhadores e o que mais a sua imaginação mandar, para servir de brinquedo e desafio para o Bengal.
Entenda como “gastar energia”, diversas atividades com o Bengal, como jogos de caça, esconde-esconde, ter mais de um Bengal (poderão se divertir sozinhos brincando entre eles) e por que não, ter um amigo cachorro. Isso mesmo, Bengals são ótimos com cachorros e desde que apresentados de forma correta, serão amigos para a vida toda. Na verdade, as vezes nós do Play Bengal, achamos que os Bengals se acham cachorros e não gatos, pois brincam e agem como se fossem cães. Mas isso é segredo nosso, não podemos contar para eles ou terão uma crise existencial.
Bengals são bastante “comunicativos” e estão sempre querendo dizer algo para os seus donos, como quando querem comer, ou precisam que a caixa de areia seja limpa. Seu miado não é fácil de ser ignorado e com o tempo os donos de um gato Bengal entendem o que cada miado quer dizer, o que torna a comunicação entre gato e dono, fácil e divertida.
A sua inteligência avançada, faz com que Bengals sejam fáceis de serem treinados e se adaptem bem ao treinamento com clicker e reforço positivo. Não é incomum ver donos de bengals que treinaram seus gatos, passeando com eles com uma guia na rua ou em parques. Também podem buscar e trazer objetos para seus donos, como cães retriever.
• Lealdade e carinho
Bengal são gatos muito leais e carinhosos, que amam brincar com seus donos humanos, recebendo-os sempre com miados, carinhos, lambidas e cabeçadas. Os bengals como a maioria dos felinos utilizam leves cabeçadas como uma forma de expressar amor, carinho e aceitação entre seus entes queridos, sejam eles humanos, cães ou outros gatos. Quem tem ou já teve gato sabe que esse gesto representa muito carinho, confiança e amizade.
• Bengal e seu amor por água
Você já deve ter escutado que gatos e água não combinam, não é mesmo? Pois bem, com os Bengals isso é totalmente o contrário. Eles simplesmente amam água, chegando a nadar se tiverem disponibilidade de espaço desde filhotinhos (e forem acostumados a isso de maneira gradativa). Adoram beber água da torneira ou de uma fonte para gatos. Inclusive nós do Gatil Play Bengal aconselhamos o uso de fontes para os Bengals, pois incentivam o consumo de água.
Seu Bengal vai seguir você até na hora do banho e ficará te olhando enquanto você está no chuveiro ou na banheira. No verão e em dias mais quentes, o convite para entrar no chuveiro é quase sempre bem aceito. É diversão na certa!
"Se você quer um PET ativo, amoroso, leal, travesso e que te fará dar risada todos os dias, o Bengal é perfeito para você!"
São gatos com uma saúde invejável e que não costumam dar trabalho, desde que obviamente você o adquira de um criador responsável, registrado e preocupado com a raça. A expectativa de vida de um Bengal é praticamente a mesma da maioria dos gatos domésticos, entre 12 e 16 anos. Por isso quando for adquirir seu filhote, exija exames de FIV, FELV e o Pedigree dos pais. Nós do Play Bengal gostamos de acompanhar a vida de cada filhote que sai do nosso gatil, pois consideramos cada um deles, parte da nossa família.
Alguns fatos e mitos curiosos:
• O nome "Bengal", vem do nome científico do seu antepassado, o Leopardo Asiático “Prionailurus bengalensis” que se refere a região onde é encontrado em seu habitat selvagem, no sudeste da ásia (Bangladesh, Butão, Camboja, Cingapura, China, Taiwan, Afeganistão, Coreia, Paquistão, Nepal, Myanmar, Malásia, Laos e diversos outros países dessa região do globo) e não tem nada a ver com o Tigre de Bengala como muitos pensam.
• Escutar que Bengals são mais agressivos que a maioria dos gatos domésticos, pois afinal eles se parecem com pequenas onças selvagens. Isso é um grande mito e dito por pessoas que nunca tiveram contato com a raça! Assim como qualquer gato, os gatos Bengal precisam ser socializados desde filhotinhos, devem passar seus primeiros meses de vida com sua mãe e seus irmãos, devem ser socializados com diferentes locais, sons, situações... O Bengal possui apenas a aparência selvagem, de resto podemos resumir em amor, lealdade e muita, mas muita diversão. Portanto atenção com criadores de fundo de quintal, que para obter lucro a qualquer custo, não se preocupam com essas questões, vendem filhotes a qualquer preço, com problemas comportamentais e de saúde, tornando o sonho de quem deseja ter um novo amigo, um pesadelo. Isso se aplica para qualquer raça de gato ou animal que for adquirir. Conheça o criador, exija os documentos necessários e nunca, jamais compre por impulso ou por preço.
• Um gato só é considerado um Bengal a partir da 4º geração (F4) de cruzamento entre o Leopardo Asiático e o gato doméstico. A primeira geração é chamada de F1, que são cruzados com um gato doméstico, dando origem a geração (F2), que são novamente cruzados com outro gato doméstico, dando origem a 3º Geração (F3) e os filhos desses gatos são legítimos Bengals. Todas as gerações anteriores não são consideradas PET e não podem ser chamadas de Bengal.
• O Leopardo Asiático, de quem o Bengal é descendente é uma criatura tímida e envergonhada com tamanho relativamente pequeno. Não é tão selvagem se compararmos com seus primos felinos de grande porte. Por isso apenas a aprência é selvagem, mas o comportamento é extremamente amoroso.
• Bengal ama água!
• O gato Bengal não é imune a Leucemia Felina (FELV), que podem acometer todas as raças de gatos domésticos. O Leopardo Asiático sim é imune e os primeiros híbridos de bengal foram criados para ver se essa imunidade poderia ser replicada para o gato doméstico, mas não foi possível.
• Bengal é hipoalergênico? Muito se fala de raças hipoalergênicas e o Bengal figura na 3º posição da lista dos gatos Hipoalergênicos, pois muitas pessoas que tem alergia a gatos, não tem reação alérgica em contato com Bengal. Mas isso não ocorre com 100% dos casos, por isso a sugestão é de visitar uma casa que tenha Bengal ou um gatil que crie a raça Bengal e ver se existirá reação.
• Nem todos os gatos que tenham padrão Spotted ou Marble são Bengal, ou descendente de Bengal. Bengals podem ser adquiridos somente de gatis registrados.
Separamos um vídeo muito legal e instrutivo sobre a origem do Bengal e de outros gatos Hibridos:
Texto elaborado pelo Gatil Play Bengal. Sua cópia ou utilização sem autorização está sujeita as penas da lei.
A divulgação deste texto é livre e benéfica, desde que citada a fonte: Gatil Play Bengal: www.playbengal.com.br