• Redes Sociais

Quais os cuidados com a raça Bengal?



Bengal é um gato híbrido, cruzamento do pequeno Leopardo Asiático com um gato doméstico. Seus cuidados são mínimos se comparado a grande maioria dos gatos de raça, por ser um animal muito rústico e extremamente limpo.

Uma das maiores dúvidas que recebemos diariamente é sobre os cuidados com os gatos Bengal. São inúmeras perguntas, desde escovação até tolerância a brincadeiras mais violentas. Vamos listar abaixo as principais dúvidas sobre os cuidados com os gatos de bengala:



1- Bengal solta muito pelo? Precisa escovar?
Bengal quase não soltam pelos (se comparados a outros gatos de raça, como Persa ou Exótico por exemplo) e se você criar a rotina de escovar o seu gato Bengal 2x por semana, a queda de pelos diminui ainda mais. Existem 2 épocas do ano em que ocorre a troca de pelagem dos Bengals (final do inverno e final do verão), nessas épocas a queda de pelos é mais perceptível, mas nada que uma escovação mais frequente nesses períodos nao resolva. Curioso dizer que os gatos da raça Bengal não produzem a proteína na sua saliva, que causam alergia na grande maioria das pessoas que tem alergia a gatos, portanto são considerados gatos hipoalergenicos. 



2- Preciso escovar os dentes do meu gato Bengal?
Bengal não é um ser humano, logo, não merece ser tradado como tal. Imagina um gato tendo a boca cutucada com uma escova? Eles não ficariam muito felizes. A "necessidade"de escovação veio por conta da má alimentação dos gatos domésticos, que em sua grande maioria é feita com ração seca. Imagine um animal, felino, caçador, com pouco tempo de evolução doméstica, com o seu corpo acostumado e criado para comer suas presas, tendo que caçar, matar, destroçar e então digerir. Agora imagine os dentes desse felino rasgando suas presas, quebrando ossos, imagine todo atrito e fricção gerada pelos seus dentes... Volte para a ração seca e sem graça, que os gatos praticamente engolem sem mastigar... Obviamente isso vai gerar muito mais tártaro e problemas periodontais do que um gato que caça e come suas presas. Se para você isso faz sentido, aconselhamos pesquisar sobre alimentação natural para gatos. Atualmente existe muito conteúdo bom disponível na internet e até mesmo aqui no site do Gatil Play Bengal, além de diversos profissionais veterinários nutrólogos que podem prescrever uma dieta sadia e segura para o seu Bengal. Caso tenham dúvidas, estamos a dispoição para ajudar.



3- Quais doenças mais comuns na raça Bengal?
Nossos filhotes já vem testados negativamente para FIV / FELV. O que garante muita segurança no momento de adquirir seu filhote de Bengal. Todo nosso plantel é testado genetícamente para PKDef e PRA-b, sendo todos nossos padreadores e matrizes, negativos para essas duas doenças, garantindo filhotes Bengal genéticamente livres das mesmas. É claro que como qualquer ser vivo está sujeito a doenças que podem aparecer em qualquer momento da vida do animal. Faz parte do ciclo da vida. Nós adoecemos, nossos animais também. Como a maioria dos gatos domésticos, existe o risco de problemas renais ( pela falta de ingestão de líquído) em indivíduos de idade mais avançada. Infelizmente um grande índice de mortalidade de gatos domésticos se da por conta de insuficiência renal que está diretamente ligada a ração seca. Por mais que se espalhe fontes e bebedouros pela casa toda para incentivar os gatos a beberem água, isso nao é o suficiente. Novamente a alimentação entra em cena para previnir problemas. Oferecer alimentos úmidos, saches (que não são nutritivos, mas ajudam na injestao de líquidos), carne moída de frango ou boi, pescoço de frango sem pele (crus e previamente congelada por pelo menos 72 horas), sardinha e manjubinha (também crus e previamente congelados por pelo menos 72 horas). Novamente, se você se interessou, aconselhamos pesquisar sobre alimentação natural para gatos.



4- Posso deixar o meu Bengal sozinho e sem atenção?
Definitivamente NÃO! Os gatos Bengals são muito ativos e curiosos, principalmente na fase de filhote (até por vola de 18 meses). Deixar um filhote sozinho é pedir para arrumar problemas. Ele pode comer alguma coisa indevida (botão, alfinete, comprimido que ficou caído atraz da cama e ningúem viu), pode subir nos armários e prateleiras e derrumar aquele seu cristal de Murano que você trouxe da última viagem para a itália com todo cuidado do mundo. Enfim, ele é um filhote e fatalmente vai aprontar suas travessuras, ent!ao é melhor que você esteja presente para evitar acidentes. Se você tem uma rotina muito agitada, faz muitas viagens curtas e nao pode levar o seu Bengal com você, a melhor solução é criar um "quarto do gato", um ambiente totalmente seguro, com enriquecimento ambiental para que o seu bengal possa saltar, escalar, se esconder e se sentir confortável. Ele ficará muito bem e seguro nesse local protegido (tendo comída, água e caixa de areia) enquanto você viaja. Quando estiver com o seu gato Bengal, lembre-se que ele adora brincadeiras de caça e pode se divertir por muito tempo com você utilizando uma varinha com uma pena ou bichinho atada na ponta. Além de divertido, é muito legal ver o instinto de caça apurado dos Bengals.



5- Sempre vejo fotos de Bengal passeando com coleira. Posso levar o meu gato Bengal para passear?
Claro! Você pode levar sim, DESDE que tenha feito um criterioso treinamento prévio com o seu Bengal. Se você pegar um Bengal adulto, colocar uma coleira com guia e soltar no meio de um parque ou praça, das duas, uma: ou o seu Bengal vai ficar paralisado ou ele vai se contorcer loucamente até escapar da guia e fugir. As duas cenas são horríveis. Por isso, se você quer passear com o seu gato Bengal, crie uma rotina desde filhote. Primeiro colocando o peitoral, depois de alguns dias quando ele se sentir confortável, conecte a guia e de passeios curtos por dentro de casa, nos quartos, em volta da mesa de jantar, na varanda, etc... Quando perceber que o seu Bengal está lidando bem com a guia e te seguindo pela casa, passe a treinar em um ambiente externo controlado ( pode ser salão de jogos / festas do prédio, uma garagem fechada, quintal fechado, quadra fechada... etc.... Depois disso passe para ambiente externo controlado ( jardim do prédio por exemplo). Evite acidentes, prevenção é sempre melhor. Cuidado com crianças gritando, barulho de fogos, motos e carros, caes e outros gatos etc... Qualquer distração pode assustar o seu Bengal e atrapalhar o processo. Paciência, cuidado e persistência aqui são fundamentais. Se precisar de ajuda ou nao se sentir seguro, contrate um profissional. Se tiver dúvidas, estamos a disposição para ajudar e indicar.




Garantia
CONTATO contato@playbengal.com.br

(11) 9 9660-6085 Whatsapp

  • Pet Retrato
  • Criador Parceiro Premier Pet
  • Tropicats
  • TIBCS
  • World Cat Federation
Desenvolvido por AG | AF Comunicação.