Bengals são gatos extremamente inteligentes, talvez a raça de gato mais inteligente que conhecemos. Eles também são muito ativos ótimos caçadores. Por isso é importante manter o seu Bengal com a mente e corpo ocupados. Quanto mais os Bengals se exercitarem e brincarem, mais felizes estarão.
Atualmente no mercado existem diversos brinquedos interativos e excelentes para os gatos Bengal. Nós do Gatil Play Bengal podemos aconselhar ótimas opções para seus gatos se divertirem enquanto você não está em casa.
Sabemos que gatos em geral amam brincar com o ponteiro de caneta Laser. Esse brinquedo interativo da americana All for Paws proporciona horas de brincadeira com a caneta Laser. O mais legal é que é tudo automático. Basta colocar a pilha e ligar que o laser se movimenta sozinho e o seu gato Bengal vai ficar louco atrás dessa “caça iluminada”. Como a luz não permite que os gatos “peguem” a caça, aconselhamos sempre no final da brincadeira oferecer um petisco, mostrando que a “caça” foi bem sucedida e não frustrar seu Bengal.
Enriquecimento Ambiental
Além dos brinquedos interativos, aconselhamos o enriquecimento ambiental onde o seu Bengal irá viver. O enriquecimento ambiental é fundamental para a saúde física e mental dos gatos, proporcionando um verdadeiro playground vertical e ampliando o espaço de um quarto em até 400% de área. Bengals são ótimos caçadores e adoram escalar e saltar, por isso, quanto mais nichos, plataformas, arranhadores e tocas pudermos proporcionar para nossos gatos, mais felizes e saudáveis eles serão. O instinto curioso dos Bengal fará com que eles explorem todo o lugar e objetos que colocarmos para eles brincarem, além do fato de ser muito divertido para nós humanos observarmos o instinto atlético dos nossos bengals em ação.
A idéia de enriquecimento ambiental, teve início nos zoológicos, onde veterinários e biólogos sentiam necessidade de melhorar a qualidade de vida dos animais confinados, fazendo com que pudessem ter um espaço semelhante ao seu habitat natural como por exemplo macacos e leões. O enriquecimento ambiental previne diversas alterações de comportamento que podem se manifestar em ambientes de confinamento, como:
• Passar muito tempo dentro da sua casinha
• Miar em excesso
• Falta de interesse em brincar
• Seguir o dono por onde quer que ele vá
• Arranhar móveis
• Marcação de território com urina e/ou fezes
Cat Wheel - Roda para gatos
Outro brinquedo, se é que podemos chamar dessa forma, é a "Cat Wheel", roda de exercício para gatos que começou a ser fabricada lá fora por volta de 2010 e agora conta com um fabricante brasileiro de extrema qualidade e ótimo preço, tornando o produto acessível para todos nós felizes proprietários de Bengals.
Essa roda que inicialmente foi desenvolvida para os gatos Bengal, (por eles serem muito ativos e atléticos) pode ser utilizada para outras raças de gatos. Após acostumarem a andar na roda, eles vão sozinhos diariamente procurar a cat wheel para fazer exercícios. Em dias mais frios e no final do dia a ação fica ainda maior.
Veja nesse vídeo o primeiro contato da nossa fêmea Cheetah com a roda para gatos da Radical Pet:
Alguns cuidados e recomendações sobre brincadeiras com qualquer gato:
É fundamental não estimular a agressividade dos filhotes (por mais fofo que possa parecer) através brincadeiras rústicas, como mordidas nas mãos e arranhões. Lembre-se que esse filhotinho fofo vai crescer e essas brincadeiras tomarão proporções bem maiores. Por isso EVITE brincadeiras que incentive mordidas e arranhões com seu filhote de Bengal.
Quando for oferecer um novo brinquedo para o seu gato Bengal, é fundamental se certificar de que ele não irá ingerir nenhum pedaço do brinquedo, seja mordendo, arranhando, ou caso o brinquedo quebre. Sempre supervisione seu gato com novos brinquedos e evite brinquedos que contenham peças e elementos pequenos que possam ser engolidos.
Joguinhos feitos para gatos, em tablets ou celular, assim como canetas e brinquedos com laser, não permitem que o seu gato Bengal efetivamente “receba a caça”, por isso certifique-se de no final da brincadeira oferecer um petisco para ele pegar com as patas ou a boca.
Brinquedos como varinha com objetos pendurados na ponta são muito estimulante e geram horas de diversão para os gatos Bengal e seus donos. Mas nunca se esqueça de sempre permitir que os gatos peguem a “caça” com a boca e patas, como recompensa. Assim ele entende que conseguiram caçar a presa e sentem-se felizes e recompensados pelo esforço.
Todos os brinquedos que não são interativos devem ser “estimulados” pelos seus donos para atrair a atenção dos gatos. Nenhum gato vai sair caçando um ratinho de borracha se ele não se “movimentar”, por isso falamos que os gatos não brincam sozinhos, é preciso tempo e interação dos seus donos, o que torna a brincadeira sempre mais divertida.
Por último o melhor de TODOS os brinquedos é a companhia de um outro amigo Felino. Possuir mais de um Bengal é a certeza de muitas horas de brincadeiras, carinho, amor e muita festa. Se forem adquiridos juntos desde filhotinhos não haverá problema de adaptação, porém caso já exista um gato na casa e for introduzir um novo gato (ou animal), esse processo precisa ser feito com bastante atenção e sempre com cautela.
Temos também ótimas experiências entre Bengal e cães. A convivência na maioria das vezes é sempre pacífica e muito aconselhável. Porém como descrito acima, a apresentação deve SEMPRE ser feita com muita cautela e atenção.
Aqui contamos SEMPRE com o bom senso dos donos, pois colocar um filhotinho de gato na frente de um cão com instinto de caça e briga apurado que seja o líder da matilha e tenha problemas de comportamento e sinais de agressividade é facilitar uma situação muito desagradável e triste para o pequeno filhote de gato. Assim como colocar um filhote de cachorro com poucas semanas de vida em contato com um gato dominante e com problemas de agressividade é pedir para o filhote de cachorro se machucar. Cada dono DEVE conhecer os animais que tem e mesmo assim supervisioná-los, afinal todo animal possui instinto.
Existem relatos de convivência pacífica entre Bengal e pássaros, mas como são gatos muito curiosos, brincalhões e com um aflorado instinto de caça, nós do Gatil Play Bengal não recomendamos a convivência com pássaros, a não ser que vivam soltos em casa, sem as asas cortadas e mesmo assim sempre existirá algum risco de uma brincadeira um pouco mais forte, acabar machucando a ave que é muito mais frágil que o gato.
Texto elaborado pelo Gatil Play Bengal. Sua cópia ou utilização sem autorização está sujeita as penas da lei.
A divulgação deste texto é livre e benéfica, desde que citada a fonte: Gatil Play Bengal: www.playbengal.com.br
Imagens nesta matéria são meramente ilustrativas.